Olá! Como vão os seus estudos? Hoje vou ensinar-vos como se obtém a distorção da guitarra eléctrica (que, aliás, é a sua principal função juntamente com o amplificador). Encontrei este artigo no site Música & Acordes e achei muito legal para aqueles que querem saber mais "cientificamente" como ocorre a distorção, então cá vai.
"Todos os sons são compostos por uma combinação de sinusoides de diferentes fases e frequências. O sinal de uma guitarra corresponde à soma das vibrações sinusoidais de cada corda. Cada corda também gera sinusóides distintas.
Quando se transforma a forma de uma sinusoide, mesmo que se mantenha a frequência fundamental, são geradas outras frequências (que podem ser harmónicas ou não).
O caso típico do "Fuzz" é a sobre-amplificação de uma sinusóide por forma a que a electrónica não consiga (ou esteja desenhada para ...) replicar o mesmo sinal com uma maior potência ou amplitude, o resultado é uma sinusoide "achatata" que gera múltiplas frequências em torno da fundamental.
Quanto mais "abrupta" for a transformação da sinusoide, mais metálico o som soa.
O segredo da "boa" distorção é a geração de harmónicas na mesma frequência, quando várias frequências são geradas pela guitarra." - Música & Acordes
Sem comentários:
Enviar um comentário