terça-feira, 7 de dezembro de 2010
Como se faz a distorção
"Todos os sons são compostos por uma combinação de sinusoides de diferentes fases e frequências. O sinal de uma guitarra corresponde à soma das vibrações sinusoidais de cada corda. Cada corda também gera sinusóides distintas.
Quando se transforma a forma de uma sinusoide, mesmo que se mantenha a frequência fundamental, são geradas outras frequências (que podem ser harmónicas ou não).
O caso típico do "Fuzz" é a sobre-amplificação de uma sinusóide por forma a que a electrónica não consiga (ou esteja desenhada para ...) replicar o mesmo sinal com uma maior potência ou amplitude, o resultado é uma sinusoide "achatata" que gera múltiplas frequências em torno da fundamental.
Quanto mais "abrupta" for a transformação da sinusoide, mais metálico o som soa.
O segredo da "boa" distorção é a geração de harmónicas na mesma frequência, quando várias frequências são geradas pela guitarra." - Música & Acordes
domingo, 5 de dezembro de 2010
Animar as festas com a guitarra!
O que é preciso?
- Uma guitarra (realmente é muito útil quando o objectivo é tocar guitarra)
- Mãos (apesar de algumas pessoas tocarem com os pés, as mãos dão mais jeito, veja o vídeo a seguir)
[bd_youtube id=7QjuYb_g2_o ]
- Uma música (é isto que vou focar neste post)
Se você não tem música continue a ler, se tiver....leia na mesma:
Ok, você tem a guitarra e as mãos, mas e a música, não adianta ter os os dois primeiros sem o último portanto vou dar uma ajudinha a vocês, a música que eu sugiro é "Hey Jude" dos "The Beatles". Ela pode não ser a música deles, mas de certeza que é uma das melhores. Se você não a conhece eu mostro o vídeo (melhor dizendo: o Youtube mostra o vídeo):
[bd_youtube id=9DPQZfPEPDE ]
á ouviu? E que tal? Se você é fã de Rock, Metal e todos os semelhantes a probabilidade de gostar é pequena, mas se não for então deve gostar.Portando agora é só aprender e as festas lá de casa ou lá de fora vão ser mais interessantes pois para o "palco" vai subir você(esta frase devia inspirar-vos, se não o consegui peço desculpa :p).
Se quiser aprender então leia o resto, se não.......então mude de ideias e continue a ler :) :
Vou deixar os links para vocês verem os acordes(ou cifras) ou ,se a sua habilidade de mexer com os dedos for maior deixo as tablaturas.
- Quero os acordes - Então Cifras.com é a solução, clique aqui.
- Quero as tabs - Então eu já fiz a procura, é só baixar e abrir com o Guitar Pro * Clique aqui ou para uma versão diferente clique aqui
*Pode conhecer o programa e fazer o download aqui. Se tiver medo de tocar em público posso dar uma ajuda, leia este post:
Espero que tenha gostado da música e do post, para a próxima há mais, por isso fique sempre ligado ao blog e comente os artigos. Bom estudo :)
Top 10 - Melhores bandas
1º - Led Zeppelin
2º - The Beatles
3º - Red Hot Chili Peppers
4º - Van Halen
5 º - The Rolling Stones
6 º - Bob Marley & The Wailers
7 º - Black Sabbath
8 º - Pink Floyd
9 º - Metallica
10 º - Iron Maiden
Técnicas de guitarra - Bend
Fazer um Bend é usar o dedo da mão esquerda que está segurando uma nota para puxar a corda para cima ou pra baixo, ao mesmo tempo em que pressiona a corda contra o braço da guitarra. O efeito que você obtém é uma nota mais aguda. A intensidade do Bend é você quem escolhe – você pode dar um Bend de meio tom, um tom inteiro, um tom e meio, dois tons... Quanto maior for o Bend mais você precisa puxar a corda. Dá no mesmo puxar para cima ou para baixo. É mais fácil executar Bends na guitarra do que no violão, pois as cordas da guitarra são menos tensas.
Quem Faz?
Praticamente todos os guitarristas que solam usam Bends, é uma técnica básica e essencial. O guitarrista que faz os Bends mais animais de todos é o Zakk Wylde, que chega a fazer Bends de dois tons, o que pode ser difícil para muitos guitarristas e bastante incomum. Os Bends mais agressivos de Zakk, junto com uma distorção pesada, fazem seus solos soarem brutalmente perfeitos. Você pode confirir Zakk Wylde tocando com Ozzy Osbourne em ‘No More Tears’. fonte[guitarcoast] Gostou do artigo? Então diga-nos a sua opinião e dê vida ao blog :)
Técnicas de guitarra - Vibrato
Para o guitarrista solo, bends(aprenda esta técnica também) e vibratos são algumas das habilidades mais importantes para dominar.
O que é?
O Vibrato é uma das técnicas básicas da guitarra, ele serve para dar mais intensidade a qualquer nota tocada na guitarra, principalmente em solos. Ele é utilizado em todos os estilos de música, desde o jazz até o metal.
Como se faz?
O vibrato é composto por sucessivos mini-bends realizados em torno de uma determinada nota. Ele pode ser executado de duas formas. Na primeira você faz movimentos curtos com o dedo que está segurando a nota, para cima e para baixo. Na segunda, você mantém esse dedo fixo e gira o pulso, dessa forma o dedo vibra sem você precisar movimentá-lo. Para conseguir um vibrato suave, pratique devagar no início. Experimente o vibrato em seus solos tocando com e sem distorção.
O vibrato também é uma ótima técnica para controlar o feedback da guitarra, quando ela está com muita distorção e sobrando microfonia. Dá um ótimo efeito!
Quem Faz?Todo mundo usa o vibrato, mas para entender bem como ele pode mudar uma música, ouça Summer Song, de Joe Satriani, que é um mestre do vibrato. Outro guitarrista conhecido por seu vibrato e um incrível feeling ao solar é David Gilmour, do Pink Floyd.
fonte[guitarcoast]