A música é uma sucessão organizada de sons. Ao longo dos milênios, o ser humano foi desenvolvendo formas de produzir sons e anotá-los. A escrita musical que usamos nos tempos atuais tomou forma a cerca de 500 anos, na Europa.
Pela escrita musical ocidental, os sons musicais podem ser divididos em 7, chamados de notas, com os seguintes nomes: DÓ, RÉ, MI, FÁ, SOL, LÁ, SI. (Clique em cada nota para ouví-la). Essas notas são escritas em um sinal gráfico de 5 linhas sobrepostas, chamado de PAUTA ou PENTAGRAMA.

O sinal à extrema esquerda da pauta chama-se CLAVE DE SOL, e serve para indicar a linha da pauta onde deve ser escrita a nota Sol. Isso se deve ao fato de que existem outras formas de se colocarem as notas na pauta. A clave de Sol é uma estilização gráfica da letra G, pois na nomenclatura européia a nota Sol é representada por esta letra. Em cifragem de acordes, esta representação por letras é usada para indicar a base do acorde, como veremos posteriormente.
Um acorde é a execução simultânea de dois ou mais sons

O acorde acima possui três notas, e como a nota inferior é um Ré, este acorde é um Acorde de Ré (clique no acorde para ouvír).
Uma ESCALA é uma sucessão ascendente ou descentente de notas, e um instrumento musical pode reproduzir uma escala com várias OITAVAS (uma oitava é o espaço entre uma nota e sua correspondente aguda ou grave mais próxima). O piano, por exemplo, abrange várias oitavas, desde notas da região subgrave até a superaguda.
Assim, uma nota DÓ, por exemplo, pode ser tocada em diferentes alturas, mais agudas ou mais graves, conforme a oitava em que se encontre (clique aqui para ouvir a nota DÓ em várias oitavas).

Para se escreverem notas graves, costuma-se usar a clave de FÁ(figura acima). Existem outras claves, como a de Dó, que costuma ser usada para partituras da viola sinfônica (não confundir com a viola popular de cordas dedillhadas).
O som musical é formado por três elementos: a melodia (sucessão ordenada de notas), a harmonia (combinação de sons tocados simultaneamente) e o ritmo (sucessão regular de sons com durações distintas) .
A duração de uma nota é escrita na pauta usando-se as chamadas figuras de som, representadas na figura abaixo:

Tomando-se a Semibreve como ponto de partida, cada nota a sua direita tem metade do seu tempo de duração. Assim, a mínima dura metade da semibreve, a semínima metade da mínima, e assim sucessivamente.
Para definir o ritmo de uma música, usa-se na pauta a indicação do COMPASSO, que é indicado por uma fração colocada após a clave. Para um ritmo binário (uma batida forte e uma fraca) usa-se a fração 2/4, que significa duas semínimas por compasso. O número 4 representa sempre a semínima, usada geralmente como valor base para a definição de compassos e andamentos. Para um ritmo ternário (uma nota forte e duas fracas), usa-se a fração 3/4, e assim por diante.
Claro que esses ritmos são básicos, e uma peça musical apresenta muitas subdivisões de ritmos dentro de cada compasso. Seja quantas forem as notas dentro de um compasso, a soma de seus tempos de duração não pode nunca exceder ao valor total daquele compasso. Assim, numa música em ritmo quaternário (4/4) , a soma de tempos das notas de cada compasso terá que ser exatamente quatro vezes uma semínima.

Observando o compasso acima, vemos que foram usadas notas com diferentes tempos de duração, mas a soma delas dá exatamente quatro vezes uma semínima, ou seja, 4/4.
Podem ser usados outros tipos de compasso, que usam outros valores como base. Um compasso binário que tem como base a mínima é indicado por 2/2. Se for um quaternário com base numa colcheia, indica-se por 4/8 .
Observa-se que cada figura de som é indicada na fração do compasso por um número que é sempre o dobro do antecessor. Assim, a semibreve se indica por 1, a mínima por 2, a semínima por 4, a colcheia por 8, e assim por diante.
Os compassos mais usados são o binário (2/4), o ternário (3/4) e o quaternário (4/4). Outro compasso usado com certa frequência é o compasso ternário composto, onde cada tempo tem uma divisão ternária. Neste tipo de compasso, o denominador da fração indicativa representa a figura de som que vale um terço de cada tempo do compasso. Por exemplo, o compasso 6/8, o numerador indica que o compasso é BINÁRIO (porque 6 dividido por 3 é igual a 2), e o denominador indica que a COLCHEIA equivale a um terço do tempo (lembrando que este compasso tem DOIS TEMPOS e cada tempo terá TRÊS COLCHEIAS).
Mais raros são os compassos irregulares, como por exemplo um compasso de 7/4 ou 13/16. Estes indicam quebras de ritmo durante uma peça, ou uma peça inteira com um ritmo irregular.
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